Por Redação Jovem Pan News
Escola de samba de Florianópolis (SC), a Dascuia, entrou no sambódromo com o enredo intitulado “Cores do Coração: Uma Jornada pelo Autismo”, que foi desenvolvido pela escola como forma de reconhecer a importância de prestar informação e otimizar a inclusão das pessoas que vivenciam o TEA (Transtorno do Espectro Autista), trazendo visibilidade para a causa, por meio da união proativa e da repercussão do seu desfile oficial de carnaval.
A apresentação desta temática, além de um ato social e cultural de valia artística, certifica o contínuo engajamento da Dascuia com as questões de apoio às minorias na sociedade.
Popularizar o conhecimento sobre o TEA possibilita o diagnóstico precoce, favorecendo a construção social do indivíduo, possibilitando aprendizados diversos, facilitando a sua independência frente a todas as fases da vida.
Para desenvolver o carnaval sobre o autismo, teve como base os pilares fundamentais da agremiação e os alicerces presentes na trajetória: como a Educação, a Cidadania, o Ativismo, a Negritude e a Homenagem.
A carnavalização foi dividida em quatro setores:
Setor 1: A Descoberta e Recomeço.
Setor 2: Do Mundo Interior para o Exterior.
Setor 3: Desafios com Superações. Lutas e Conquistas.
Setor 4: Autos, o Rei da Folia no Carnaval Social.