fbpx
Notícias

Judoca petropolitano T-21 é o único representante brasileiro de torneio de judô na Holanda

Elaine Vieira – especial para o Diário de Petrópolis

O judoca petropolitano, Matheus Moreira, de 18 anos, está participando da 23º Edição do Torneio em Beverwijk, na Holanda – um dos mais importantes torneios inclusivos, os Jogos Mundiais de Judô para Necessidades Especiais. Essa é a segunda vez que ele participa da competição internacional, tendo ficado, em 2018, aos 13 anos, na terceira posição. Faixa verde no judô, o jovem, portador de T-21, a síndrome de Down, pratica o esporte desde a infância e já participou de 33 competições oficiais de federações.

O atleta chegou à Amsterdã na última terça-feira (11). Na quarta ele passou por treinos específicos em uma escola especializada para PCD (Pessoas com Deficiência), com outras delegações. Foram eles que definiram o chaveamento para as disputas marcadas para o fim de semana. Matheus fica no país até segunda (17), até lá ele participa todos os dias dos torneios.

Para custear a viagem de Matheus, a família fez uma campanha para vender cordas de pular em vários pontos da cidade e contou com a colaboração de amigos e parentes. “Esta viagem ficou em torno de R$ 20 mil, com passagem, hospedagem, alimentação, translado e taxas da competição. A Associação Brasileira 

Beneficente de Apoio ao Alérgico (ABBAA) patrocinou as passagens referente a 60% do custo da viagem. Os outros valores conseguimos com a ajuda de dois patrocínios, doações de parentes e amigos e com as vendas das cordas. Os comércios da cidade nos apoiaram repassando o valor da venda em 100%”, conta André Moreira, pai do jovem.

Desta vez, André ficou na torcida pelo filho aqui no Brasil, sendo acompanhado na viagem pela sua mãe Valéria Moreira. “O Matheus não tem condições de viajar sozinho e por isso ele foi com a minha esposa. Ele foi o único atleta do Brasil a estar presente porque a delegação que ia do Distrito Federal não conseguiu as passagens para levar os atletas” conta André que detalhou como foi o treinamento do filho. “A gente sente que ele está bem preparado e focado na competição. Ele teve uma carga de treinamento muito forte, como nunca teve. E foi em duas etapas: uma na academia com sensei dele, Adriano Vorique, que foi o primeiro professor, e também um amigo da família que fazia um treinamento mais tático e técnico com ele“.

Orgulhoso do filho, André ressalta que Matheus já está confirmado em mais uma competição em Vitória, no Espirito Santo, no dia 13 de maio. “Nesta viagem para Holanda, devido ao alto custo, eu abri mão de ir para que a Valéria pudesse acompanha-lo, mas para Vitória eu que vou”.

Mais uma vez a família conta com a ajuda de todos para apoiar a viagem de Matheus. A campanha para vender cordas de pular continua. Para adquirir basta entrar em contato nos números (24) 98869-1208 ou (24) 98869-0812. O pix é o CPF 125.169.337-70.

A participação do atleta no torneio pode ser acompanha pelas suas redes socais @matheusjudocaespecial.

Você pode querer ler também